O FILME: Dentre os filmes lançados em 2001, “Quase Famosos” foi o mais injustiçado pela academia no último Oscar, apesar de ter ganhado o prêmio de melhor Roteiro Original. Trata-se do melhor filme de Cameron Crowe, que ganhou fama ao dirigir o bom “Jerry Maguire – A Grande Virada” e o decepcionante “Vanilla Sky”, ambos estrelados por Tom Cruise.
Especialista em fazer filmes direcionados a um público jovem, Crowe fez de “Quase Famosos” um retrato fiel do estilo de vida de rapazes e garotas dos anos 70, direcionando sua atenção para a história de um garoto de 15 anos apaixonado por música que sonha tornar-se crítico da conhecida revista Rolling Stone, e para que isso se realize, deve acompanhar a turnê de uma banda em ascenção, chamada Stillwater.
Esta será uma jornada deliciosa de se assistir, amparada por momentos divertidos (a cena no avião é nostálgica), dramáticos e, sobretudo, sensíveis e emocionantes. Um trabalho de mestre que infelizmente não fez sucesso nos cinemas, mas que com certeza será redescoberto em DVD, afinal, ele merece.
O DVD: Dentre as distribuidoras nacionais, a Columbia Tristar é uma das melhores, por se dar ao trabalho de procurar legendar os extras de seus principais lançamentos.
Por isso é incompreensível a falta de legendas em todos os extras do DVD de “Quase Famosos”. Por ser uma produção modesta, não espere cenas de impacto visual, nem efeitos sonoros de grande porte. A imagem e o som encontram-se acima da média. Os dois discos possuem belos menus animados diferenciados. O disco 1 traz a versão que passou nos cinemas, 3 cenas inéditas, artigos da Revista Rolling Stone, filmografias do elenco e dos realizadores, trailer de cinema e notas de produção.
A grande sacada deste lançamento está no disco 2, pois além de trazer o comentário em áudio do diretor, um curto Making Of com cerca de 9 minutos, entrevista com o crítico Lester Bangs e uma compilação dos álbuns preferidos de Cameron Crowe, vêm com uma edição estendida do filme, com cerca de 40 minutos acrescidos, o que deixa esta versão definitiva com 2 horas e 40 minutos de duração. Um DVD duplo que só não é digno do filme pela completa falta de legendas nos extras e ainda de um Making Of mais abrangente. Enfim, para os colecionadores e cinéfilos, um item imprescindível em uma DVDteca respeitável. Confira!