O FILME: Excelente e pouco vista versão cinematográfica de mais um livro do mestre do terror, Stephen King. Desde já uma das melhores adaptações de uma de suas obras.
Apesar de possuir alguns clichês (como a mãe que se importa apenas consigo mesma e transa com o chefe para subir na vida), o filme é um belo retrato da infância de um garoto que mora em uma rua que, segundo ele, nada demais acontece, até que chega um novo inquilino que ocupa um apartamento acima do seu, abrindo seus olhos para o amor e a amizade, transformando completamente sua vida.
Mais um brilhante trabalho de direção do australiano Hicks, que já havia realizado dois excelentes filmes, o conhecido “Shine – Brilhante” e o anônimo “Neve Sobre os Cedros”, e assim como este, cria mais um filme com uma estupenda fotografia.
É necessário destacar que o filme não pertence à Anthony Hopkins, mas sim à Anton Yelchin, um ótimo ator mirim que carrega com extrema naturalidade o filme em suas pequenas costas.
Por se tratar de um roteiro do oscarizado Willian Goldman, nada mais natural que afirmar que o texto é extremamente bem cuidado, sem exagerar na sacarose nos momentos mais tristes, apesar de ser difícil segurar as lágrimas. Curiosidade: enquanto filmava este filme, Hopkins afirmava que este seria seu último trabalho como ator, mas ele mudou de idéia para a felicidade geral de todos os fãs do canibal Hannibal Lecter, que retorna mais jovem em “Dragão Vermelho”, um dos suspenses mais esperados do ano.
O DVD: Depois de lançar os DVDs de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Onze Homens e Um Segredo” apenas na versão Standard (tela cheia), a Warner tem muito o que fazer para recuperar seu prestígio. Se depender de bons DVDs, como o de “Lembranças de um Verão”, ela ainda se firmará como uma distribuidora preocupada em atender os desejos dos consumidores.
Primeiramente deve-se deixar claro que o DVD possui poucos extras, mas pelo menos um deles merece destaque. Logo chegaremos lá! O menu é estático, a imagem é belíssima, realçada pela excelente qualidade da fotografia do filme e por uma boa adaptação Widescreen. Dentre os extras, temos um comentário em áudio do diretor, (infelizmente não legendado), o obrigatório trailer de cinema e uma galeria de fotos.
É na entrevista de Anthony Hopkins, com cerca de 30 minutos e legendada em português, que temos o já citado ótimo extra deste DVD. Se não fosse legendado, perderia todo o seu encanto e merece ser conferida – uma verdadeira declaração de amor de um estupendo ator por um projeto cinematográfico que o conquistou.
Após conferir este DVD, só resta aos mais afoitos esperarem o mega lançamento de “O Senhor dos Anéis” para Agosto, que esperamos em versão Widescreen, e ainda pela possibilidade remota da Warner lançar em novembro a edição especial do mesmo filme, um sonho que pode vir a se concretizar… Por sinal, quando teremos Harry Potter em versão Widescreen?