O FILME: Como Cães e Gatos inicia bem, tem algumas cenas divertidas que farão a alegria da garotada e efeitos especiais que se não chegam a ser brilhantes, pelo menos cumprem com sua função. O grande problema é que lá pelos 30 minutos finais ninguém dá mais a mínima para o que pode vir a ocorrer.
A trama do filme, que tem como base uma boa idéia, mostra a eterna luta de cães e gatos, mas de um ponto de vista diferente, pois ambas as espécies travam suas batalhas utilizando tecnologia, armamentos e, ainda por cima, falam como os humanos. É um filme de 007, só que no lugar de James Bond temos um cão Beagle. Porém, aquilo que poderia ter sido uma festa completa, com cenas engraçadíssimas se atropelando uma após a outra, perde o pique quando surge na trama uma crise familiar forçada, que só serve para quebrar o ritmo.

Como Cães & Gatos

Temos a eterna falta de atenção de um pai para com seu filho, a trágica cena do “será que morreu?” no final, a criança chata de sempre e a mão histérica que não poderia faltar, ou seja, clichês demais em um só filme, o que só piora a situação por se tratar de um produto direcionado às crianças, tornando tudo muito mais forçado e emotivo. Vale a pena assisti-lo por duas cenas em particular, a dos gatos ninjas invadindo a casa e pela luta de dois cães contra um agente felino russo. No mais, um filme que só fará a cabeça das crianças, pois os pais deixarão seus filhos sozinhos na frente da televisão. Como foi um sucesso nos EUA, podemos esperar uma continuação.

O DVD: O DVD possui menus estáticos (dois diferentes no caso deste DVD, um para os gatos e outro para os cães).
A imagem é boa, mas com certeza se o formato fosse widescreen teríamos uma qualidade melhor. O som também esta dentro do padrão e é realçado nas cenas de ação. Dentre os extras temos: comentário em áudio do diretor; especial da HBO com 14 minutos, que apesar da curta duração, mostra alguns detalhes interessantes da produção; ensinando novos truques a um novo cão, com 6 minutos – outro especial, desta vez exclusivo, sobre o adestramento dos animais;

trailer de cinema; 2 especiais com cerca de 1 minuto cada, mostrando engraçados erros de gravação e outra versão para o discurso de dominação exibido pelo gato branco; comparação de Storyboards, com as cenas em movimento acompanhadas pelos desenhos que as originaram. Todos os extras são legendados em espanhol. Mesmo não se tratando de um grande filme, é um bom lançamento da Warner e se houvesse a opção de imagem wide, legendas em português nos extras ou ainda dublagem em português (para as crianças), seria um DVD ainda melhor.