O FILME: Mais um filme sobre roubos bem planejados. Assim como o fraco “A Armadilha” e o excelente “Onze Homens e um Segredo”, “A Cartada Final” se encontra no intermediário, mas merece atenção especial por contar com a presença de 3 excelentes atores (De Niro, Norton e Brando), direção inspirada (mas não adequada) de Oz e um roteiro que se não chega a empolgar, pelo menos não ofende a inteligência de quem o assiste.
Ladrão profissional que resolve se aposentar, decide roubar um valioso cetro, avaliado em 30 milhões de dólares. Para isso terá que, pela primeira vez em sua carreira, atuar com um parceiro, um ladrão novato. É um filme pontuado por uma bela fotografia, que ganha pontos pela competente trilha sonora do oscarizado Howard Shore. Apesar de sua competência habitual, Frank Oz não é muito experiente no gênero policial, resultando em um filme que por um lado tem cenas de extrema tensão, por outro há cenas totalmente superficiais, como o desnecessário e nada comovente romance entre o personagem de De Niro e Ângela Basset, que parece ter caído de pára-quedas no meio da trama.

Oz tem melhor sorte quando dirige comédias. Basta conferir “Nosso Querido Bob” e “Os Picaretas”. Com justiça, dois dos melhores filmes cômicos dos últimos anos. Quanto às atuações, em se tratando de um elenco composto por 3 dos melhores atores em atividade, o resultado não poderia ser outro, senão extremamente positivo, com destaque para Brando, que estava devendo aos seus fãs uma interpretação que justificasse sua fama.

O DVD: Quando se trata de DVDs da Paramout, o consumidor pode ter uma única certeza: extras legendados em português.
“A Cartada Final” não foge da regra, com direito a um bom menu animado e musicado. O som e a imagem estão excelentes, justificando os elogios recebidos pela sua bela fotografia. O DVD não possui muitos extras, mas cumprem com sua função de trazer maiores informações sobre a realização do longa. Há um Making Of com aproximadamente 12min20s, cujo maior defeito é mostrar muitas cenas do filme em detrimento de mais entrevistas, com destaque para o comentário de um dos produtores que, segundo ele, um encontro histórico entre 3 ótimos atores é algo que pode nunca mais voltar a acontecer;

3 cenas cortadas, uma delas estendida, que realmente nada acrescentam ao filme; Trailer de cinema, único extra não legendado e comentário em áudio de diretor (quase sempre o melhor extra que um DVD pode desejar, ainda mais quando está devidamente legendado, como é o caso deste). A maior crítica se refere a sua comercialização, pois a partir deste produto, a Paramount é mais uma das majors a trabalhar com o sistema Rental, algo que desagrada o consumidor final.

“A Cartada Final” é um bom filme para se adquirir, ainda mais se você é fã do gênero. O jeito é aguardar o lançamento em Sell-Thru.