Pronto! Já que os primeiros 15 filmes sobre vampiros não foram o suficiente, mais 15! São para todos os gostos, dos clássicos ao trash — mas que valem pela experiência! Veja o post!

1. DRÁCULA: A HISTÓRIA NUNCA CONTADADracula Untold (2014)
O mais recente filme do Drácula tem efeitos especiais de videogame! Só vai sair no Brasil em outubro, mas já entra na lista de filmes de vampiros pra ver antes de morrer (ou ser transformado!) porque parece bom.

***
2. DRÁCULA 2000Dracula 2000 (2000)
Conheci Gerard Butler aqui! Bandidos, achando que vão ganhar uma grana ao acessarem um “tesouro lacrado”, despertam Drácula, que vai seduzindo e transformando o povo em vampiro enquanto busca por uma descendente de Van Helsing. Que saudade de ter medo desse filme nas madrugadas da Globo!

***
3. BLADEBlade (1998)
Uma das minhas franquias preferidas, só prestou até o segundo filme (no terceiro começaram a cagar). Blade é um vampiro que pode andar no Sol, meio humano, meio chupa-chupa. Em vez de debandar pro lado das trevas, ele resolve caçar os maiorais pra manter o equilíbrio na cidade. O estilo é foda, é inspirado no personagem da Marvel e a trilha sonora me conquista. Tenho os três e assisto sempre que dá.

***
4. STAKE LAND – ANOITECER VIOLENTOStake Land (2010)
O legal aqui é o cenário pós-apocalíptico depois de uma epidemia de vampiros, onde uma seita de humanos aterroriza mais que os monstros, trocando meninas por comida e coisas do tipo. Foca mais na sobrevivência de um garoto que foi resgatado por um matador de vampiros e as pessoas que eles encontram — e perdem — no caminho. Tem um forte apelo dramático.

***
5. QUANDO CHEGA A ESCURIDÃONear Dark (1987)
Um dos melhores da lista, começa com o acaso: um caubói chama uma forasteira pra sair. A garota é esquisita e, na hora de levá-la pra casa, ela corre quando o Sol começa a nascer — sem deixar de mordê-lo. O moleque pega fogo de dia e fica doente, aí que os “amigos” da garota, uma gangue de roqueiros, raptam o cara para que passe pela transformação. É maneiro por retratar com realidade um grupo de imortais. É ruim porque existe cura (muito óbvia, até).

***
6. VAMPIRE HUNTER D – BLOODLUSTKyūketsuki Hantā Dī (2000)
A única animação da lista é essa, de qualidade mastodôntica. D. é um exterminador de vampiros (e vampiro) que cobra caro pelos serviços. Quando contratado para recuperar a filha de um cara, que foi sequestrada por outro filho das trevas, cruza com exterminadores para chegar até o objetivo. Tem uma virada na trama muito maneira e é uma “continuação” do anime dos anos 80, Vampire Hunter D.

***
7. VAMPIROS DE JOHN CARPENTERJohn Carpenter’s Vampires (1998)
Tem a mesma vibe que Near Dark e narra aventuras de caçadores de vampiros que precisam lidar com uma garota recém-mordida enquanto enfrentam um monstro foderástico, que os persegue e destrói tudo.

***
8. VAMPIRASVamps (2012)
E se patricinhas virassem vampiras? Bem zoado, Vamps conta com Alicia Silverstone e Krysten Ritter como protagonistas de uma história morna. É pra rir mesmo, gente.

***
9. 30 DIAS DE NOITE30 Days of Night (2007)
Um dos melhores da lista, não poupa violência — afinal, imagine morar num local onde não há sol por 30 dias! Um grupo de vampiros ferozes planeja atacar essa vilazinha do Alasca e causar um banho de sangue. Se cansou de vampirinhos fofos, esse é pra você.

***
10. FOME DE VIVERThe Hunger (1983)
De vibe gótica, conta a história de uma vampira que possui vários amantes ao passar dos séculos. Só que cada amante, mesmo transformado, morre de velhice após muito tempo. Buscando uma cura, o personagem interpretado por David Bowie esbarra com a personagem de Susan Sarandon que, por sua vez, chega à vampira viúva. Trilha sonora ótima, sutileza monstra e estética fiel aos vampiros.

***
11. O VAMPIRO DA NOITEHorror of Dracula (1958)
Um dos maiores clássicos dos vampiros não poderia ficar de fora. Faz parte de uma série que fez sucesso depois desse primeiro filme, mas não precisa ver tudo pra apreciar com gosto. A história é a mesma de sempre, com destaque para a interpretação de Christopher Lee.

***
12. SOMBRAS DA NOITEDark Shadows (2012)
Não gostei quando saiu, mas vi de novo e apreciei a ótima ambientação e o sarcasmo do Tim Burton. Após partir o coração de uma bruxa (Eva Green ♥), um cara é amaldiçoado e vira vampiro. Depois de muito tempo ele é acordado e volta à “família”, que tá em decadência. Tentando levantar a moral do próprio nome, precisa enfrentar o mundo dos negócios e a bruxa que é tão imortal quanto ele.

***
13. O PEQUENO VAMPIROThe Little Vampire (2000)
Um menininho muito fofo se muda da Califórnia para a Escócia (eu acho), só que tem dificuldade em fazer amigos. Quando faz, é com um vampirinho. O filme é cuti-cuti, tem estilo legal e explora um lado meio AFamília Addams dos filhos da noite.

***
14. MATADORES DE VAMPIRAS LÉSBICASLesbian Vampire Killers (2009)
Traaaaaaaash! O título explica a sinopse e, pra você ter noção, não sai sangue das vampiras assassinadas. Sai esperma! É pra rir e sentir que perdeu uma hora e meia da vida depois de assistir — mas não teria como ignorar, teria?

***
15. A RAINHA DOS CONDENADOSQueen of The Damned (2002)
Baseado no livro de Anne Rice (a mesma de Entrevista com o Vampiro), não é grande merda. A única coisa que gosto aqui são as roupas, a androgenia do Vampiro Lestat e a atriz que faz a Rainha (que morreu de verdade num acidente de avião). Com efeitos mais ou menos, a ambientação pode agradar quem curte chupas-chupas.

Você pode pertencer ao pedaço da civilização que nunca se apaixonou por vampiros (não só os que brilham), mas é impossível negar o poder hipnótico desses imortais. Fiz listinha com filmes imperdíveis sobre essas criaturas, e essa é só a primeira parte!


***

1. ENTREVISTA COM O VAMPIROInterview With The Vampire (1994)
O filme conseguiu extrair boa parte dos encantos sobrenaturais do livro de Anne Rice e entorpecer no cinema. Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst protagonizam um clássico dos filmes do gênero e mexer com nossas cabeças: todo mundo gostaria de ser um vampiro, não importando o preço ou as consequências disso. Apaixonável demais.

***
2. DRÁCULA DE BRAM STOKERBram Stoker’s Dracula (1992)
Francis Ford Coppola, um dos maiores diretores do mundo, dirigiu a adaptação do livro-bíblia que fez nascer todo o fervor ao redor dessas criaturas sombrias que se alimentam de sangue e desejo. Gary Oldman (o Sirius Black!) interpreta o monstro e o elenco é composto por diamantes! Sério, você precisa ver!

***
3. ASSASSINO DAS SOMBRASThe Black Water Vampire (2014)
Um dos mais recentes, segue a onda found footage, aqueles filmes gravados com câmeras de mão (como em A Bruxa de Blair ou Atividade Paranormal). Um grupo de documentaristas vai investigar o caso de um homem que foi preso sem nenhuma prova concreta. As vítimas foram encontradas sem sangue e com uma marca bizarra na pele, além de uma mordida esquisita. Como é de se esperar, esse grupo começa a se foder, só que o final ainda guarda uma surpresa que, apesar de interessante, faz o filme perder um pouco da vibe. Mesmo assim, vale experimentar!

***
4. AMANTES ETERNOSOnly Lovers Left Alive (2013)
O que acontece quando o Loki e a Rainha Branca de Nárnia se juntam? Vira filme de vampiro! Os dois formam um casal milenar que precisa sobreviver às mudanças do tempo, se escondendo e vivendo o tédio da imortalidade — e do próprio relacionamento! É um dos melhores filmes que já vi retratando como seria a real rotina de pessoas que não podem morrer por meios naturais. Lindo e favoritado na primeira vez que assisti. A trilha sonora é monstra!

***
5. UM DRINK NO INFERNOFrom Dusk Till Dawn (1996)
Clássico produzido pelo mesmo diretor de Kill Bill, Quentin Tarantino, conta com ele mesmo atuando ao lado de George Clooney, dirigidos por Robert Rodriguez! É trash e diferente, porque a temática vampírica só aparece bem depois no enredo, que é permeado por acasos que encerram uma história criativa, divertida e bizarra! Recentemente virou série de TV, mas não assisti ainda.

***
6. OS GAROTOS PERDIDOSThe Lost Boys (1987)
Já falei do estilo deles aqui! Amo, amo, amo! É clássico do final dos anos 80, feito para adolescentes, só que muito mais legal do que tudo que é produzido para adolescentes hoje em dia. É must see imediato! Teve continuações, mas não prestam. Uma mãe e dois filhos se mudam para uma praia dos Estados Unidos após o divórcio. Tentando se adaptar ao novo ambiente, Michael, o mais velho, se enturma com uns motoqueiros que não envelhecem. Inspirou parte do meu primeiro livro, Os Hereges de Santa Cruz.

***
7. AS DONAS DA NOITEWir Sind Die Nacht (2010)
Outro filme maravilhoso mostrando a rotina de criaturas sobrenaturais e suas técnicas para matar o tédio! Apresenta um clã de vampiras (apenas vampiras) e como o amor de uma dessas para com uma humana destruída pelas drogas faz com que ela a transforme numa de suas discípulas. O problema é que essa nova discípula, alvo do amor da maior vampira do clã, se apaixona por um cara. Aí dá merda. A trilha sonora também é de matar e os enlaces são deliciosos!

***
8. DEIXE ELA ENTRARLåt den rätte komma in (2008)
Baseado no livro de John Ajvide Lindqvist, é uma obra de arte! Conta a história de um moleque oprimido que faz amizade com um vampirinho secular. A temática é dark, densa, mas tem nuances doces. Também é polêmico porque apesar de ter sido traduzido como Deixe Ela Entrar, Eli, o vampiro, era um menino castrado. Basicamente, os dois se conectam por questões muito além da carne: são crianças achando abrigo um no outro. Teve refilmagem americana, mas só recomendo esse.

***
9. A HORA DO ESPANTOFright Night (1985)
Oitentista, ganhou continuação e remake. Gostei do remake também, dentro do possível. É uma comédia divertida e nojentinha, com momentos legais e cara de Sessão da Tarde. A história do filme é: e se um vampiro se mudasse para a casa ao lado da sua e ninguém acreditasse nisso? Pois bem, não pode ficar fora da lista!

***
10. A SOMBRA DO VAMPIROShadow of The Vampire (2000)
Pra gravar uma adaptação de Drácula, um diretor chama o que parece ser um vampiro de verdade para atuar. O pagamento para esse tal vampiro é o pescoço da atriz, mas ninguém o leva a sério a ponto de achar que ele realmente vai querer algo assim como cachê. Quem é esse cara que vive numa caverna e come cabeças de morcego? No elenco tem John Malkovich e Willem Dafoe (que tá ótimo) e é baseado numa história real — será?

***
11. NOSFERATU – O VAMPIRO DA NOITENosferatu: Phantom der Nacht (1979)
Não é o primeiro filme Nosferatu do cinema, mas é um antiguinho e, de todos os filmes de vampiro, é o único que me meteu medo. Também é meu preferido, porque é uma obra-prima incalculável, com cenas longas, de poucos cortes ou efeitos especiais. Seria legal assisti-lo depois de ver A Sombra do Vampiro. Esse é preciosidade, especialmente se assistir em 1080p.

***
12. BYZANTIUMByzantium (2012)
Já falei desse ótimo filme aqui, dos mesmos criadores de Entrevista com o Vampiro. Uma mulher e sua filha caçam um lugar onde possam viver tranquilamento há mais de 200 anos. Nesses séculos, a gente acompanha a sensação de não pertencer a um mundo que não era bom antes e que pouco melhorou. Vemos duas criaturas, mulheres, buscarem paz. Obrigatório.

***
13. A SEDUÇÃO DO MALEmbrace of the Vampire (2013)
Não é o melhor filme do mundo, mas o lado sexual grita nesse. Fala de uma menina puritana (e chata) que é tentada por desejos esquisitos envolvendo trevas milenares numa faculdade. Aos poucos, além do fogo na pepeca pra provar o contato da carne humana, ela passa a ter desejo por sangue. Aí a história fica meio maluca, mas vale assistir.

***
14. ANJOS DA NOITEUnderworld (2003)
A franquia milionária trouxe o lado gótico dos vampiros num mergulho de alta tecnologia e ação. É legal para explorar a rivalidade entre vampiros e lobisomens, o amor proibido entre essas raças, e o nascimento de uma nova espécie desde o início dos tempos (se vir todos os filmes). Fica bonitinho na estante e diverte as noites de sábado!

***
15. KISS OF THE DAMNEDKiss of The Damned (2013)
Amei tanto esse filme! É recente e conta a atração desesperada entre uma vampira e um humano, que se permite transformar — sem enrolação — e passa a conviver nas altas castas sociais vampíricas. Até chegar a irmã da vampira, a maluca que mata, manipula e provoca sem pensar duas vezes. Tem fotografia espetacular, um enredo muito bom e figurinos magníficos.