Vira e mexe me vejo discutindo com meus amigos sobre séries que viraram uma merda na sua quinta, sexta temporada, e sobre outras que são ótimas e mesmo assim canceladas, seja por rendimento a baixo da média ou o que for, e sempre me pergunto: é melhor que seja cancelada ou que continue, mesmo que a qualidade fique em xeque?

Seriado melhor parar?

Serie melhor para no Auge?

Assim como todo mundo, fico chateadíssima quando uma série que gosto é cancelada. Há pouco tempo atrás uma das minhas favoritas, Community, passava por um período dos brabos, que não se sabia se continuava, se era cancelada, e acabava naquela palhaçada de não ter previsão para lançamento da temporada nova (a quarta temporada começou só neste ano, bem tarde), e até mesmo os últimos episódios da terceira eram lançados semana sim, semana não, tendo até um buraco de três semanas sem episódios. No meio disso tudo, o criador da série, Dan Harmon, ainda foi demitido, deixando a dúvida pertinente “Vai continuar bom?”. Apesar de todos os pesares, sim, continua ótima. Mas é aí que entro no que queria dizer.
Tudo bem, Community continua ótima, mas e se continuasse e perdesse a alta qualidade que tem? Apesar de gostar bastante, preferia que fosse cancelada e lembrada por seus episódios incríveis. Infelizmente, não é o que acontece com muitas séries que rendem rios de dinheiro, e continuam por anos, arrastadas e já sem mais saída para as tantas péssimas tramas que foram feitas. 
Foi o caso de Gossip Girl, meu exemplo polêmico, já que todo mundo gosta. Eu assisti até o fim, e nas primeiras duas, até três temporadas, a série seguia bem. Tinha dois personagens muito fortes, Blair e Chuck, que formavam também o casal mais forte da série, ainda que muito improvável (porque o Chuck sempre foi o personagem mais tosco do livro e a Blair odiava ele), personagens não tããão fortes mas ainda assim muito bem aproveitados e tramas interessantes. Tudo isso no começo. Blair ser uma personagem escrota era legal? Era, no começo. Chuck falar sussurrando e ser considerado o ~mais foda~ era legal? Era, no começo. Personagens bonzinhos fazerem as paradas mais inesperadas e malvadas era legal? Era, no começo. Serena se apaixonar por 10 caras numa mesma temporada era legal? NÃO, SEMPRE FOI UM SACO!!!! Antes tivesse terminado na sua quarta temporada, que já tava meio fuén, pegassem o dinheiro que ganharam e dessem uma bela festa de encerramento. Mas como tudo que dá um bom lucro, continuaram, cagaram todas, TODAS as tramas e personagens, e fecharam com um final bem mal feito, que não vou nem entrar no assunto porque poderia fazer um post inteiro sobre isso.

Serena e Dan, true love… dps dos outros 50 risos risos

Em contra ponto, temos as séries boas que foram canceladas, deixaram aquele gostinho de quero mais… e que se tivessem continuado, talvez não tivessem sido tão legais assim. Freaks and Geeks, Undeclared, Hidden Palms e My So-Called Life são séries ótimas, com tramas bem trabalhadas e divertidas, que foram consistentes até o último episódio e que infelizmente não tem um fim – exceto por Hidden Palms, que tem um… mais ou menos. -, mas ficaram na memória e no coração de quem assistiu. Talvez, se tivessem sido renovadas, sofreriam tanto quanto Gossip Girl e Heroes sofreram, mas dou a elas o benefício da dúvida. 

Conclusão: Antes uma série cancelada do que com várias temporadas, umas piores que as outras. Mas é pra cancelar? Ok, cancele. Mas dê um final decente. É o mínimo que você deve à sua audiência.
É isso, gente. Já descarreguei toda minha raiva e insatisfação. bjs

PS: gostaria de lembrar séries que duraram/duram por muitos anos e continuaram boas até o fim/até hoje: Friends, Dawson’s Creek, Beverly Hills 90210, The OC, House, Seinfeld, Gilmore Girls, One Tree Hill, Dexter, Um Maluco no Pedaço, O Mundo é dos Jovens, That 70s Show e mais um monte de outras. Esse post não é para vocês.