O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods)


Além do que os olhos podem ver

Quando Sam Raimi lançou seu icônico "The Evil Dead - A Morte do Demônio", provavelmente não imaginava que o estilo ali criado seria exaustivamente copiado - em alguns casos com qualidade, em outros de forma superficial. E mesmo parecendo óbvio que ideias interessantes dentro da vertente haviam se esgotado, eis que surge "O Segredo da Cabana", um produto da mente criativa de Joss Whedon ("Os Vingadores") e que foi conduzido por Drew Goddard ("Cloverfield - Monstro").

Sem revelar muito, a trama é a seguinte (parece um clichê ambulante, mas acredite, não é): cinco jovens amigos se reúnem para uma confraternização regada a álcool, drogas e probabilidade de muito sexo em uma cabana isolada no meio da mata. Lá, eles acidentalmente invocam um ritual antigo, libertando seus maiores pesadelos. 


Ok! Esta parece a sinopse feita para... pelo menos... uns 100 filmes de terror genéricos Hollywood adentro. A diferença neste caso é que os jovens não estão lá por acaso, eles são observados por uma espécie de organização governamental (uma típica entidade pública), que visa manter um equilíbrio tênue. Sendo basicamente um espetáculo sanguinolento, este é um evento global que exige requintes de crueldade. É tudo muito mórbido e desprovido de sentimentos - podendo ser definido como algo sadisticamente divertido.


Conversando diretamente com o público jovem, Whedon cria então uma história simbólica e cheia de referências - temos a roteirização perfeita dos clichês deste estilo "sozinhos na mata". Igual a obra de Raimi, "O Segredo da Cabana" usa um humor surreal que, mesmo parecendo deslocado, funciona perfeitamente, o que faz do longa uma experiência inesquecível. 


Personagens bem elaborados - alguns deles com apenas uma cena - são imprescindíveis para a construção da equipe por trás dos horrores ofertados. Já os jovens da cabana não são atores excepcionais, mas tudo isso faz parte do plano (um exercício de metalinguagem), sendo o eficiente texto a principal guia da história - a criatividade dos argumentos (em especial dentro da organização) são difíceis de serem ignorados... e nos momentos finais temos um intenso banho de sangue que matará a sede dos mais sádicos. 


Em resumo, Joss Whedon e Drew Goddard se uniram para construir um clichê inovador, uma verdadeira homenagem. Brincando inteligentemente com as mesmices desta linha de terror, os caras meio que subverteram o "subgênero", sem moderação alguma na hora de inventar soluções ousadas. Apesar de não alcançar o ápice da tensão (devido ao diferenciado tom de brincadeira), "O Segredo da Cabana" consegue se aproximar da audiência de maneira eficaz, que, amando ou odiando, não esquecerá da obra facilmente. Sem dúvida esta é uma pérola peculiar que encontra lugar de honra dentro do mítico universo do sobrenatural. Recomendado.








O Segredo da Cabana/ The Cabin in the Woods: EUA/ 2011/ 95 min/ Direção: Drew Goddard/ Elenco: Kristen Connoly, Chris Hemsworth, Anna Hutchison, Fran Kranz, Jesse Williams, Richard Jenkins, Bradley Whitford, Brian White, Amy Arcker